A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/maisonro/public_html/novo/system/core/Exceptions.php:185)

Filename: libraries/Session.php

Line Number: 672

MAISON ROCHA

Novidades

4

January

A arte de embelezar

por: Rosângela Rocha

Hoje pode-se dizer que a Maison Rocha, instalada no Gutierrez, começou quase que por acaso. Há cerca de 30 anos, Rosângela Maria Rocha veio para Belo Horizonte fazer um curso de Nutrição e precisava trabalhar. Como levava jeito, começou a carreira praticamente dentro de casa. Sua tia Juraci, cabeleireira tradicional à frente do Salão Canadá, ofereceu a primeira oportunidade que mudaria a escolha profissional da sua sobrinha. “Trabalhava de dia e estudava à noite”, ela lembra, “e aos poucos descobri a magia da arte de fazer a cabeçadas mulheres”. A partir daí, ao invés de aprender sobre a química dos alimentos,

Rosângela enveredou pela alquimia de embelezar os cabelos e valorizar a mulher. Hoje a Maison Rocha,que ela criou há 20 anos no bairro Nova Suissa junto com o marido Ricarte Normandia de Souza, é um dos mais bem montados da capital. Ricarte, que vinha da indústria, toma conta da parte administrativa.

A Maison Rocha tem como principais atividades o tratamento e recondicionamento de cabelos,como relaxamento, alisamento, tinturas e tratamentos, além de cortes. E, claro, manicure e pedicure, sempre com profissionais capacitados, podóloga, tratamentos corporais e faciais, maquiagens, visagismo dos olhos, sobrancelhas e depilação. Oferece também serviço de manobrista e internet sem fio (WI-FI) para maior conforto dos clientes.

O diferencial maior da Maison Rocha, reconhecem seus proprietários, é a formação dos profissionais que lá trabalham, todos treinados pela própria Rosângela, que ensina com rigor e critério. “Atualmente”, eles dizem, “já existem profissionais formados em nossa casa que partiram para seu próprio salão, alguns com nome e sucesso até no exterior”.

Outro detalhe: os empresários, depois de muita pesquisa, desenvolveram uma técnica para química de cabelos loiros que tem feito a diferença.E mais: para se manter atualizada e por dentro das novidades, Rosângela viaja regularmente ao exterior trazendo lançamentos e tendências.

Desde o início, a Maison Rocha sempre esteve nas mãos competentes de seus proprietários. E, como toda empresa pequena, passou por algumas dificuldades financeiras. “Mas todas elas foram superadas pelo nosso profissionalismo e pela qualidade distinta da Rosângela”, elogia Ricarte. “Ela consegue manter uma equipe afinada”.

Ao fazer uma rápida análise do mercado do setor em Minas, Rosângela e Ricarte argumentam que trata-se de um segmento muito complexo: “Como a atividade envolve moda, há uma certa resistência a cortes mais arrojados e a cores mais vibrantes por aqui. Isso porque as mineiras ainda são um pouco conservadoras”.

Quanto à concorrência, eles acreditam que sempre houve em todos os ramos. Mas advertem: “Vemos hoje que não é só abrir um espaço. Muitos investidores têm feito isso e se enganam. A questão é a mão de obra para sustentar o negócio”.

A equipe afinada é treinada diretamente pela proprietária. Foto: Tião Mourão

O grande passo da Maison Rocha como empresa, segundo os empresários, foi a transferência da casa, em 1997, da Nova Suissa para o Gutierrez, quando conseguiram dar um upgrade na Maison Rocha, investir em novidades adquirindo novos equipamentos e ampliar o negócio. “Tudo com recursos próprios”, orgulham-se.

Hoje instalados em sede própria na Rua General Andrade Neves, 57, no bairro Gutierrez, o grande desafio da Maison Rochaé manter o padrão de qualidade com preços compatíveis com a realidade da clientela. “Temos sim projetos de expansão”, reconhecem. “Queremos abrir uma nova unidade, mas ainda não definimos quando nem onde, uma vez que estamos em fase final de ampliação de mais 150 metros quadrados de área com previsão de criar mais oito vagas de estacionamento, o que garante conforto absoluto para nossas clientes”.

Instalada numa área de aproximadamente 320 metros quadrados, a Maison Rocha conta com 35 funcionários. E como o mercado da moda e de tudo que gira em torno dela tem suas tendências e decisões ditadas em São Paulo, Milão, Paris, Nova Iorque, Londres e Frankfurt, é para esses polos que costumam viajar Rosângela e sua filha Raquel Rocha. “Temos que nos manter atualizadas e é sempre nessas cidades que vamos aprender novas técnicas e tendências para que nossas clientes fiquem sempre por dentro e tenham acesso ao que há de melhor na área”.

Como um dos mais prestigiados salões de beleza de Belo Horizonte, a Maison Rocha já foi devida mente reconhecida com títulos, homenagens e premiações, entre os quais se destacam: Personalidade 2000, Mulheres de Ouro 2000, Brasil Honra e Mérito,Mulheres Notáveis, Melhores Cabeleireiros do Brasil, Troféu Afonso Arinos, Destaque Brasil 2004 / 2008, Tesoura de ouro 2008 / 2009, Destaque Brasil2004 e Personalidade Feminina 1999.

Antenados na questão ambiental, Rosângela e Ricarte estão estudando formas para reciclar a água dos lavatórios, mas ainda não chegaram a uma fórmula. Por condições técnicas, hoje estão atuando apenas na reciclagem do lixo. Mas continuam tentando.

Já no âmbito Responsabilidade Social, eles participam da ONG  Ata Cidadania, através da qual montaram salões nos hospitais Galba Veloso e Raul Soares com o objetivo de capacitar as internas a se cuidarem e a cuidar umas das outras. A atividade pode, inclusive, se transformar em ocupação de algumas delas quando saírem desses locais.


Fotos